Diversidade Cultural

40 visualizações

Os media são frequentemente acusados de produzir uma cultura única em que a diversidade é esquecida. A Periferia procura divulgar exemplos do contrário, ou seja, da diversidade cultural nos media.

A revista online Periferia abre as suas páginas aos leitores interessados sobre a àrea da Cultura. Iremos recolher um conjunto de peças sobre a tolerância cultural a divulgar entre o 14 e o 21 de Novembro. Hoje, o destaque é dado aos meios de comunicação que deram uma imagem diferente da nossa sociedade.

Para dar voz a estes media diferentes, divulgamos o vencedor da ‘menção honrosa na categoria televisão’ do prémio pela diversidade cultural do Alto Comissariado pelas Migrações (ACM). Este concurso tem como objectivo “promover a diversidade cultural nos media”. Os trabalhados premiados inserem-se “no domínio da integração das comunidades migrantes e comunidades ciganas presentes em Portugal, bem como do combate à discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental”.

Os exemplos apresentados são variados mas destacamos uma área da sociedade portuguesa por vezes esquecida, a das tradições portuguesas. O trabalho realizado por Tiago Bettencourt Pereira é um exemplo desta valorização. Intitula-se “O povo que ainda canta – Mouraria” e foi emitido na RTP2.

Outros casos relevantes

Gostaríamos de realçar outros trabalhos que trabalham o conceito de ‘diversidade cultural’ relativamente ao confronto de culturas e dos seus hábitos enraízados:

‘Estrangeiro, o que vês?’ de Ana Cristina Câmara e José Sérgio publicada no Semanário Sol e

– a reportagem do Público ‘São portugueses, são muçulmanos’ de Joana Gorjão Henriques.

Os exemplos portugueses existem e estendem-se das telenovelas às reportagens passando pelos media locais. Consulte a lista da ACM e valorize a diversidade cultural nos media.

A semana em que destacamos a “tolerância cultural” continua amanhã na Periferia.

Sobre o autor

Damus Vocem

A Damus Vocem foi uma publicação online generalista "sobre temas que promovem a democracia e o respeito dos direitos humanos na sociedade portuguesa". A sua edição teve lugar entre Setembro de 2016 e finais de 2017. Esse projecto editorial serviu de protótipo à revista Periferia. Decidimos, por esse motivo, publicar alguns dos artigos da Damus Vocem no novo site. Todos os artigos assinados por Damus Vocem dizem portanto respeito à antiga publicação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *