Economistas a renegociar

13 visualizações

A questão da renegociação da dívida não é apenas ideológica. Diversos economistas propõem esta solução para as dívidas soberanas europeias. Mas de que modo justificam a sua posição?

Já tínhamos referido o Manifesto dos 70 na semana passada. A seguinte peça da RTP relembra os principais factos ocorridos à volta da apresentação do documento:

Importância do documento

Marcelo Rebelo de Sousa destacava, na altura, a importância de alguns dos nomes mais relevantes que assinaram o documento:

Quais são as propostas do Manifesto?

Mas afinal qual é a posição concreta dos assinantes do Manifesto? Eduardo Paz Ferreira esclarece as dúvidas sobre a proposta em declarações à RTP.

Apoios do estrangeiro

Poucos dias depois, um conjunto de 74 economistas estrangeiros apoiava a iniciativa:

É precisamente do estrangeiro que vêm diversos exemplos de reestruturação das dívidas nacionais que analisaremos na próxima semana.

Sobre o autor

Damus Vocem

A Damus Vocem foi uma publicação online generalista "sobre temas que promovem a democracia e o respeito dos direitos humanos na sociedade portuguesa". A sua edição teve lugar entre Setembro de 2016 e finais de 2017. Esse projecto editorial serviu de protótipo à revista Periferia. Decidimos, por esse motivo, publicar alguns dos artigos da Damus Vocem no novo site. Todos os artigos assinados por Damus Vocem dizem portanto respeito à antiga publicação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *