Jovens e tolerantes

43 visualizações

A tolerância pela diversidade cultural é um valor que se adquire desde a infância. A Periferia destaca por isso quem transmite esta visão do mundo aos mais jovens.

A revista online Periferia abre as suas páginas aos leitores interessados sobre a àrea da Cultura. Iremos recolher um conjunto de peças sobre a tolerância cultural a divulgar entre o 14 e o 21 de Novembro. Hoje, o destaque é dado às entidades que contribuem para a promoção da diversidade cultural junto dos mais novos.

O Programa Erasmus é a plataforma mais famosa de intercâmbio de estudantes na Europa. Criado em 1987, este protocolo permitiu a mais de 3 milhões de europeus a realização de um período de estudos no estrangeiro. Além disso, abriu as nossas portas a jovens universitários estrangeiros como descreve a reportagem seguinte da TVI:

AFS Portugal, a tolerância para com a diversidade cultural

Porém, estes programas de intercãmbio não se limitam à participação de jovens adultos. Um conjunto cada vez maior de organizações proporciona as mesmas oportunidades a adolescentes. A Intercultura – AFS Portugal diferencia-se de outras estruturas pelo facto de ser uma associação sem fins lucrativos.

Com o objectivo de “contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias”, defende uma “Aprendizagem Intercultural e uma Educação Global”.

O trabalho desenvolvido pela AFS Portugal faz parte de uma organização mundial com mais de 100.000 voluntários envolvidos em 56 países. Um dos aspectos mais salientes deste programa de intercâmbio é o acolhimento dos estudantes em famílias também elas voluntárias.

A par de outras associações, a AFS contribui para uma maior tolerância perante a diversidade cultural sendo por isso o destaque da nossa edição de hoje.

Amanhã continuaremos o nosso percurso sobre a “tolerância cultural”.

Sobre o autor

Damus Vocem

A Damus Vocem foi uma publicação online generalista "sobre temas que promovem a democracia e o respeito dos direitos humanos na sociedade portuguesa". A sua edição teve lugar entre Setembro de 2016 e finais de 2017. Esse projecto editorial serviu de protótipo à revista Periferia. Decidimos, por esse motivo, publicar alguns dos artigos da Damus Vocem no novo site. Todos os artigos assinados por Damus Vocem dizem portanto respeito à antiga publicação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *