Política e factos

42 visualizações

A opinião pública costuma desconfiar dos políticos e das suas declarações. Por isso, um sito começou a verificar o que cada um deles dizia. Politifact é o sito a consultar nesta época conturbada para a informação.

Esse sito é o Politifact. A expressão “Calças em fogo” (Pants on Fire) tornou-se gíria nos corredores políticos norte-americanos.

Como funciona?

Em primeiro lugar, o grupo de trabalho procura afirmações que possam ser verificadas. Depois, estas são seleccionadas consoante a sua relevância mediática. O grau de exatidão de cada afirmação é avaliado numa escola com cinco valores: verdade, maioritariamente verdade, meia verdade, maioritariamente falso e “calças em fogo”.

O PolitiFact analisa o grau de veracidade das declarações de Donald Trump.

O PolitiFact analisa o grau de veracidade das declarações de Donald Trump.

No período actual, a pós-verdade parece ter ganho um protagonismo cada vez mais maior. PolitiFact é, por isso, uma fonte segura. O prémio Pulitzer que venceu em 2008 é uma prova do trabalho desenvolvido. Donald Trump não é o único alvo; até Barack Obama já foi um dos políticos analisados pelo sito. O presidente norte-americano até venceu o prémio de mentira do ano, em 2013:

A sua importância actual confere-lhe o estatuto de referência. O crédito que lhe é conferido permite que as suas avaliações sejam respeitadas por ambos os lados do espectro político norte-americano. Este poderá ser o maior elogio ao PolitiFact.

Sobre o autor

Damus Vocem

A Damus Vocem foi uma publicação online generalista "sobre temas que promovem a democracia e o respeito dos direitos humanos na sociedade portuguesa". A sua edição teve lugar entre Setembro de 2016 e finais de 2017. Esse projecto editorial serviu de protótipo à revista Periferia. Decidimos, por esse motivo, publicar alguns dos artigos da Damus Vocem no novo site. Todos os artigos assinados por Damus Vocem dizem portanto respeito à antiga publicação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *