Tema: Trump final

22 visualizações

O conjunto de artigos que devem concluir os temas sobre Donald Trump serão publicados entre 6 de Fevereiro e 12 de Fevereiro.

– 6 de fevereiro – ‘Trump e Portugal’:

As taxas de juro da dívida pública portuguesa subiram mais de 20% nos dias que se seguiram à vitória de Donald Trump. Mas que repercussões pode ter a eleição do antigo apresentador de televisão? E quais são as promessas de campanha que devemos ter em conta? O futuro de Portugal será anticipado à luz do fenómeno Trump.

– 7 de fevereiro – ‘Blind trust’:

Um ‘Blind trust’ é um mecanismo através do qual um proprietário entrega a gestão dos seus activos a um fundo sem ter o direito de intervir. Vários sectores da sociedade norte-americana pedem a Trump para que transfira os seus negócios para um ‘fundo cego’. Mas, por enquanto, os filhos do bilionário continuam à frente das suas empresas. Aumentam assim as suspeitas sobre as incompatibilidades entre a Casa Branca e o império Trump.

– 8 de fevereiro – “Transparência”

Após a eleição de Donald J. Trump, vários sectores da sociedade norte-americana acusaram os media de terem apoiado a candidatura de Hillary Clinton. O dilema ético entre neutralidade e objectividade parece mais vivo do que nunca. Entretanto, as audiências têm procurado fontes de informação menos credíveis mas mais próximas das suas convicções. Como resolver este dilema? A solução poderia ser uma maior transparência ou um regresso às origens.

– 9 de fevereiro – “Audiências rejeitam”

A cultura como geradora de altas receitas não se terá visto afectada pela polémica representação de Donald Trump nos seus canais de comunicação. Mas um conjunto cada vez maior de norte-americanos rejeita a visão que televisão, cinema e música lhes apresentam.

– 10 de fevereiro – “Trump no desporto”

Donald Trump não é alheio à indústria desportiva. Participou em encontros de wrestling, construiu alguns dos mais importantes complexos de golfe no mundo, investiu na liga de futebol americano concorrente da NFL. Entre sucessos e fracassos, qual é a ligação de Trump ao desporto?

– 11 de fevereiro – “E tu, Europa?”

Se a eleição de Donald Trump ameaça o sistema educativo público, de que modo os europeus encaram o futuro da educação? Ponto da situação em França, Alemanha, Itália e Espanha.

– 12 de fevereiro – “Clima em perigo”

Hoje em dia, a importância do aquecimento global é uma matéria bastante consensual. Mas se Donald Trump corre contra a mudança, quais podem ser as consequências? Falaremos de política, de sociedade mas sobretudo de dados empíricos.

– 12 de fevereiro – “Quem estava contra?”

Donald J. Trump prometeu reverter várias das medidas que foram aprovadas pela Administração Obama. Apesar das críticas, diversos sectores da sociedade norte-americana lutavam por um menor empenho nas questões sociais. Curiosamente, até Barack Obama terá ajudado.

Sobre o autor

Damus Vocem

A Damus Vocem foi uma publicação online generalista "sobre temas que promovem a democracia e o respeito dos direitos humanos na sociedade portuguesa". A sua edição teve lugar entre Setembro de 2016 e finais de 2017. Esse projecto editorial serviu de protótipo à revista Periferia. Decidimos, por esse motivo, publicar alguns dos artigos da Damus Vocem no novo site. Todos os artigos assinados por Damus Vocem dizem portanto respeito à antiga publicação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *