Estatuto Editorial

 

A Periferia é uma publicação online generalista sobre temas que promovem a democracia participativa na sociedade portuguesa e os seus direitos – políticos, sociais, económicos e culturais. A Periferia pretende aumentar a inclusão social, focada nos grupos desfavorecidos, e na luta pela defesa dos Direitos Humanos no mundo, expondo causas e  alternativas a médio e longo prazo.

 

A Periferia visa, como base da sua função, a divulgação de exemplos e ideias que possibilitam a melhoria das condições da vida democrática no Pais.

 

A Periferia pretende criar parcerias no acesso à informação com ONG´s, sendo estas exemplos a seguir na produção e divulgação de conteúdos.

 

A Periferia acredita na capacidade dos media em proporcionar uma maior participação dos cidadãos na sociedade.

 

A Periferia pretende utilizar o que de melhor as tecnologias de comunicação possibilitam para constituir um espaço de debate entre todos na sociedade portuguesa. A Periferia defende que as mudanças tecnológicas devem ser encaradas como uma oportunidade para a democratização dos meios de comunicação.

 

A Periferia ambiciona estimular a capacidade crítica e produtiva dos cidadãos para desenvolver temáticas e ideias que sejam de interesse público. A Periferia investe na literacia mediática e no envolvimento dos seus leitores na discussão e na elaboração de informação para todos. A Periferia responsabiliza-se perante a confiança dos seus leitores.

 

A Periferia advoga um jornalismo de intervenção, dinamizador de causas sociais e motor de mudanças.

 

A Periferia pretende proporcionar a contextualização de temas fraturantes, a promoção de exemplos positivos através de uma reflexão, e a análise de situações que exijam maior intervenção da sociedade e do poder político.

 

A Periferia compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e éticos profissionais dos jornalistas, ou seja, o rigor editorial, a imparcialidade e a independência face aos poderes politico e económico.

Ir para a barra de ferramentas